sexta-feira, 4 de março de 2011

NOVO MODELO DE DECLARAÇÃO DE RESIDÊNCIA

A partir de hoje não será mais fornecida declarações de residência, pobreza ou qualquer outra declaração em que a lei 7.115/83 possa abranger devido ao fato de que segundo ela, o próprio solicitante pode fazê-la de próprio punho.
Continuaremos a imprimi-las para aqueles que não tenham condições de ter acesso a um computador, mas desde já salientamos que é de competência de órgãos que a exijam fornecer formulário ou digitar as mesmas quando o solicitante não tiver condições.
_______________________________________________________


DECLARAÇÃO  DE  RESIDÊNCIA
(Lei Nº. 7.115/83)






                                   [NOME DO SOLICITANTE], [NACIONALIDADE],[ESTADO CIVIL], [PROFISSÃO], natural de [CIDADE]/[ESTADO], nascido aos [DATA DE NASCIMENTO], filho de [NOME DO PAI E NOME DA MAE], portador do RG Nº. [NUMERAÇÃO] [ORGÃO EXPEDIDOR], CPF nº [NUMERAÇÃO], DECLARO conforme artigo 1º. da Lei 7115/83 que resido no seguinte endereço: Rua [ENDEREÇO DECLARADO]

                            DECLARO ainda ser conhecedor das sanções civis, administrativas e criminais a que estarei sujeito, caso o quanto aqui declarei não porte estritamente a verdade.


 

[cidade]/[Estado], [DIA] de [MÊS] de [ANO]




________________________________
[NOME DO SOLICITANTE]

*****  DOWNLOAD DO AQUIVO  *****

Atualizado em 24 de fevereiro de 2014





178 comentários:

Anonymous disse...

Muito Obrigado...estava procurando modelos ;D

josue disse...

valeu

karina disse...

muito entereçante este modelo de declaração residencial...foi muito útil pra mim.

Anonymous disse...

pra mim tbm foi útil!
tks!

Anônimo disse...

Eleni Jardim 20/03/12-Taguatinga DF É maravilhoso este tal de google, onde se acha tudo valeu!! rsrsrs

Anônimo disse...

interessante

Anônimo disse...

Tem que reconhecer assinatura no cartorio?
E se não tiver conta de agua ou luz que são exigidos com essa declaração não vou precisar delas?

Portal SR- www.setimaregional.com.br disse...

Não precisa reconhecer no cartório não. Da forma que ela se encontra já atende aos requisitos da justiça para qualquer órgão no país , apesar de existir alguns órgãos que colocam empecilhos nela, mas basta levar uma copia da lei 7.115/83 e ai sai obrigados a aceitar. Esse formulário eles deveriam disponibilizar no local para a pessoa preencher a mão. Se possível leve uma copia de papel de agua ou luz ou telefone confirmando que o endereço existe. Não precisa está em seu nome. Essa declaração é a confirmação de que voce mora neste endereço citado.

Anônimo disse...

mt obrigado economizei 20 mangos!!

Maria disse...

sou mae de um detento e para visita-lo me pediram comprovante de residencia posso uar este modelo?

Portal SR- www.setimaregional.com.br disse...

Pode sim ser usado para qualquer ato que exija comprovar residência! Mas no caso de parentes de preso, até copia do flagrante ou processo na delegacia serve, pois no processo fica o endereço do apenado.

Portal SR- www.setimaregional.com.br disse...

Com relação ao terreno que pertence a sua mãe. Você é filho único? Se for é fácil de resolver junto ao cartório, mas se tiver irmãos tem que entrar em acordo e fazer tudo no cartório. Mas me diga uma coisa isso é um terreno de uma casa dentro da cidade? Porque se for acredito que não possa ser subdividido. Mas porque você que registrar parte de um terreno? A sua mãe num já deixa você morar ai? Ou você pretende vender? Acredito que isso não possa fazer. Você pode tirar todas as suas duvidas no Cartório de registros imobiliários. Não sei de que cidade você é, mas lá resolve.

maria disse...

muito obrigada

Anônimo disse...

A prefeitura de minha cidade pediu uma declaração de residencia para minha mãe mas a residencia esta no nome do meu pai então eles disseram que tem que ser uma declaração que o meu pai assine confirmando que ela mora mesmo nesse endereço então sera que esse modelo ira servir?

Portal SR- www.setimaregional.com.br disse...

Esse nosso modelo serve. E não precisa ser o seu pai e sim a sua mãe dizendo que mora nesse endereço. Não se preocupe existe muita gente desinformada trabalhando em órgãos públicos. Esse modelo é a provado por lei. Quem não aceita ela se justa causa pode responder por isto. A sua mãe não estará mentindo e caso alguém duvide, tem que ir até o endereço citado e tirar a dúvida para poder contestar a declaração e acioná-la na justiça por utilizar de dados falsos. Que não é o seu caso. certo?

Luciane disse...

OI tenho que levar a prefeitura uma declaração para formalizar no pequeno empreendedor pois onde moro não tem IPTU, foi solicitado que a associacao de moradores a faça mas eles não tem o modelo gostaria de saber se esse modelo é valido. Desde já obrigada

Anônimo disse...

vou visitar meu namorado no presídio e tenho que declarar q moro com minha sogra
eu preciso colocar o nome dela rg?.poe favor me responda o mas rapido possivel obrigada...

Anônimo disse...

Bom dia!
Qualquer órgão no país,então com essa declaração eu consigo fazer particular junto ao detran SC a documentação e transferência da minha moto sem precisar reconhecer em cartório e mesmo o comprovante de residencia nao estando no meu nome?

cris disse...

minha mae precisa revalida o passa livre dela mas so que ela nao mora aqui na cidade ,mora no interior e nao tem nada aqui pra comprovar que ela mora na cidade ,este tipo de declaraçao serve ?

Anônimo disse...

valeu

Anônimo disse...

Tenho que levar essa Declaração pra algum órgão Público para autenticá-la?

Anônimo disse...

MUITO INTERESSANTE ESSA DECLARAÇÃO, MUITO BOM

Anônimo disse...

Oi, preciso de um comprovante de residencia para ganhar desconto em uma faculdade, e para isso preciso comprovar minha renda e tals, so que eu nao tenho nenhum documento em meu nome para comprovar minha residencia so no nome dos meus pais, la ma facul eles disseram que era obrigatorio eu levar algo no meu nome e se nao tivesse eu teria que ir no cartorio. Essa declaracao serve ? Preciso registrala no cartorio ou nao eh necessario ?

Anônimo disse...

Olá,
preciso abrir uma conta no banco e nao tenho comprovante de residencia em meu nome. utilizo tudo no nome da minha mae. cartao de credito, cartao de lojas...
posso utilizar esse modelo para entregar ao banco? preciso adcionar que sou residente da minha mãe?

Portal SR- www.setimaregional.com.br disse...

Pessoal! Simplesmente preencham o formulário e entregue a quem pediu uma declaração de residência de vocês. Não precisa autenticar ou algum policial carimbar. É só preencher e assinar. Qualquer órgão é obrigado a receber. Serve pra tudo. Universidade, bancos, prefeituras, etc.

Anônimo disse...

meus parabens belicissimo trabalho

Anônimo disse...

Preciso transferir um carro para o meu nome mas nao possuo comprovante e ja faz 3 semanas que paguei tudo mas o despachante falou que nao vai dar antrada ate que eu entregue e que nao aceita declaraçao nem se for reconhecida em cartorio.

Anônimo disse...

o convenio pede um comprovante de residencia em meu nome, só que não tenho este servira

Anônimo disse...

Mto bom msmo ..parabens

Anônimo disse...

Estou precisando compravar residência peranta a CEF para conseguir um financiamento imobiliário... O processo já está pronto, só falta comprovar a residência, porém moro de aluguel... A CEF não aceitou: contrato de aluguel com firma reconhecida do proprietário, telegrama no meu endereço, declaração de próprio punho... Eles querem uma correspondência com data não anterior a 3 meses, porém não tenho conta em banco, nem luz, água ou telefone... Perguntei sobre o Atestado de Residência, e eles me disseram que não vale! Ou seja: agente estuda a lei, conhece nossos direitos... Mas aí o órgão simplesmente não aceita... E como disse o amigo acima: você volta com a lei debaixo dos braços... A administração pública em geral e suas autarquias estão cheias dessas histórias...

FranklinS Basilio disse...

Você anonimo do dia 28 de setembro, pode fazer esta mesma declaração imprimida e acionar duas testemunhas com CPF, mas tem que ser digitado. Eu utilizei e não tive problemas junto a CEF, o que pode ocorrer é se você estiver para utilizar algum benefício do governo federal, tipo bolsa família, e outros que o cidadão brasileiro possa ter direito, porque isso é municipalizado, caso tenha problemas pode também fazer junto a uma delegacia local, ou então dependendo de quanto tempo você vive de aluguel no mesmo endereço pode pedir ao dono da casa autorização para passar o nome que se encontra no papel de água ou de luz para seu nome afim de comprovar residência só que dessa forma demora mais. Você não tem nenhum papel de cartão de crédito, ou de banco que chega no seu endereço atual?

Milene Fermo Manfredini disse...

Boa tarde,
Lendo sua publicação, entendi perfeitamente a lei, porém percebi que muitas

pessoas realmente não entendem da lei e estão em organizações atrapalhando o

andamento das coisas.
Exemplo real: Fui ao Detran de Criciúma/SC, e a mulher se recusou a aceitar

meu comprovante de residência para renovação da minha CNH, pois estava em

nome do meu irmão, me entregou uma declaração pedindo para ele assinar e

autenticar em cartótio, quando me dei conta da declaração percebi que era

incorreta, pois não se tratava de declaração de residência.

Encontrei sua postagem na internet e me dediquei a ler a Lei e os

comentários.
Entrei em contato com o Detran por telefone e o homem que atendeu foi

simplesmente curto e grosso: "Não existe lei que comprove algo que você mesmo

assine", pedi para ele anotar o número da lei e o mesmo se recusou.

Perdi tempo tendo que editar uma declaração, sendo que meu irmão trabalha o

dia inteiro, não pude contactá-lo e hoje estava de folga do meu trabalho para

poder renovar a CNH, sem condições, pois não consegui a assinatura dele muito

menos fazer com que o pessoal do Detran se informassem sobre a Lei Nº.

7.115/83.

Gostaria de saber quais medidas poderia tomar perante a isso, pois as filas

nestes orgãos são extremamente absurdas e cada passo tomado é uma negação.

Desde já agradeço muito a atenção,
Cordialmente,
Milene Fermo Manfredini

kresnik disse...

Olá. Preciso emplacar a minha moto, mas não possuo comprovante de residência. Moro de aluguel a uns 4 meses. O problema maior é que, o dono da casa comprou o imóvel, porém ainda não terminou de pagar, sendo assim, o documento do imóvel ainda não foi passado para seu nome. As contas de água e luz chegam com o nome do antigo dono, que não se consegue localizar. Com essa declaração eu conseguirei efetuar o emplacamento? Grato

FranklinS Basilio disse...

Sim. Pode usar esta declaração; Também pode usar algum comprovante de cartão de crédito que chega na sua residência. Por lei são obrigados a receber ou ceder formulários próprios.

kresnik disse...

Dia 1º fui ao banco para atualizar o meu endereço e a atendente do banco foi super compreensiva quando contei a minha situação, aceitando a conta de luz que levei, como comprovante de endereço, mesmo não estando no meu nome ou de parentes e sem declaração. Já nesses orgãos, como o Detran, eles fazem de tudo para nos atrasar e pagarmos mais taxas e multas. Vou imprimir essa declaração e amanhã irei ao Detran. Espero que eu consiga. Desde já, agradeço pela ajuda. É bom encontrar blogs como esse!

FranklinS Basilio disse...

Quando se conhece a pessoa esses documentos são mera formalidade. Se você é um cliente antigo de um banco e você tem um nome limpo na praça não há porque desconfiar de sua pessoa. DETRAN gosta muito de complicar a vida do contribuinte sendo que existe grande máfia de pessoas falsificando endereço e eles sabem. Agora quando um cidadão tenta seguir as regras, eles tentam desconsiderá-los.

ctn disse...

Boa tarde!

Minha noiva mora na casa dos meus pais, na parte "a pessoa de: " coloco o nome dela e "Declarante: " também o nome dela? Ou declarante seria o proprietário da casa?

Obrigado!

ctn disse...

Boa tarde!

Minha noiva mora com meus pais. Em "a pessoa de: " colocamos o nome dela e em "Declarante: " também o nome dela ou o nome do proprietário da casa?

Obrigado!

FranklinS Basilio disse...

ctn,
Tudo quem preenche é a sua noiva, caso queira pode colocar o nome do dono da casa embaixo ao final como testemunha junto com o número do CPF dele.

ny nizinha disse...

Essa declaração serve para da entrada nos papeis de casamento? Obrigada

ny nizinha disse...

Essa declaração serve para da entrada nos papeis de casamento? Obrigada!

FranklinS Basilio disse...

sim.

Felipe Miranda disse...

Vlw mano, estava procurando um modelo igual a este, obrigado sucesso ai

Felipe Miranda disse...

Obrigado, estava procurando uma declaração de residência igual a esta, vlw sucesso

sou+eu disse...

Bom dia, esse declaração serve para todo o Brasil ?pois minha faculdade em salvador BA se recusa a aceitar, e diz que o mesmo não é valido!

FranklinS Basilio disse...

A lei é federal! Todos são obrigados a receber ou ceder formulário próprio.

Wesley Omister disse...

Ola!
Estou para entrar numa empresa, cujo a mesma me solicitou um comprovante de endereço em meu nome, me disseram que preciso ir a um cartório registrar uma declaração feita a punho pelo proprietário da residencia (meu pai), esse modelo sera aceito sem a necessidade de registra-lo?
Aguardo resposta!

FranklinS Basilio disse...

Wesley se eles dizem para registrar em Cartório, acredito que não custa nada fazer, já que é um emprego, né?
Já a declaração que eles falam é essa que está disponível, mas caso queira levar sem autenticar, coloque seu pai como testemunha na declaração e anexe uma cópia de papel de água, ou luz ou IPTU da residência e apresente na empresa. Apesar que nunca precisei de tanta burocracia para provar que moro junto com meus pais, só utilizei um papel de água ou luz com o nome dele e entreguei um xerox autenticada em universidades e emprego.

Anônimo disse...

Para preencher, tenho de escrever à mão ou editar o arquivo via computador?

FranklinS Basilio disse...

Tanto faz a mão ou digitado, mas a assinatura só manual.

Anônimo disse...

serve pro quartel tbm? to querendo pegar a 2° via da reservista

Anônimo disse...

Boa noite, Prezado(a)s. Preciso redigir uma declaração, no qual confirme, não só a paternidade, mas, a participação do pai na educação do nosso filho, mesmo sendo separados e residentes em países distintos. Esta tem o objetivo, junto ao consulado no processo de nacionalidade estrangeira. Poderia me ajudar ???

Anônimo disse...

Moro em uma casa que esta no nome da filha do meu ex marido porém a casa estava em meu nome quando ainda morava com ele precisamos do dinheiro e ele conversou comigo para passar a casa para ela pois a prestação ficaria mais barata sendo que a casa foi financiada pela caixa econômica.Hoje estamos separado e eu fiquei na casa e pago as prestações gostaria de ser orientada pois as prestações são depositas em uma conta corrente tenho os recibos mais nada prova que sou eu quem pago. Quero orientações em como posso esta fazendo uma declaração para ela assinar que sou eu quem pago e ela não tem direito nem um sobre o imóvel.

FranklinS Basilio disse...

Esse caso não será resolvido apenas com uma declaração tão simples. Se a criança ja foi registrada e no registro não consta o nome do genitor. Pode fazer ele se apresentando como Genitor no cartório de origem e retificar como genitor, ou acionando a justiça para que tal fato seja corrigido junto ao cartório. Para depois o Consulado permitir algo do tipo, já que é a única forma deles terem garantia de que não será rapto ou venda de criança para o estrangeiro.

FranklinS Basilio disse...

Neste caso se ela está de pleno acordo com você, ambas devem ir a agência da Caixa onde foi financiado o imóvel para realizar a mudança do nome do devedor; Caso ela se negue terá que acionar um advogado para poder melhor lhe orientar, este caso não é tão simples assim, para ser resolvido por uma declaração.

Anônimo disse...

Parabens por voce responder as perguntas por tantos anos

FranklinS Basilio disse...

É um prazer poder ajudar! fique a vontade.

Patricia Carvalho disse...

Boa noite! Gostaria de saber se esta declaração é aceita na caixa ecônomica para dar entrada no fgts por calamidade? No site da cef eles dizem isto;...a) Comprovante de residência em nome do trabalhador (conta de luz, água, telefone, gás, extratos bancários, carnês de pagamentos, entre outros), emitido nos últimos 120 dias. Na falta do comprovante de residência, o titular da conta vinculada poderá apresentar uma declaração* emitida pelo Governo Municipal, atestando que o trabalhador é residente na área afetada;
*A declaração deverá ser feita em papel timbrado e a autoridade emissora deverá apor nela data e assinatura. Também deverão ser mencionados na declaração: nome completo, data de nascimento, endereço residencial e número do PIS/PASEP do trabalhador;

FranklinS Basilio disse...

Neste Caso específico Patrícia Carvalho, se você não tem comprovante de residência, terá que conseguir junto a prefeitura para que o banco tenha certeza que você foi prejudicada. Papel Timbrado, é o papel que tem a logomarca da prefeitura. Então não lhe ajudará essa declaração, já que o FGTS é liberado em casos bem específicos e para isto deve haver comprovações rigorosas. Pode conseguir junto a prefeitura ou Defesa Civil. Espero ter ajudado.

Patricia Carvalho disse...

Muito obrigada pela ajuda!

Aline ferreira disse...

olá como comprovar, comprovante de moradia sendo que não tenho nada em meu nome tenho boleto do dentista só,é para o proUni tenho que levar amanha os documentos mais estou com duvida e longe tenho que levar é 4 horas de onde moro se eu esquecer algo ja era :( não coloquei ninguem no meu grupo família pois irei mudar e morar sozinha como faço agora ?

Anônimo disse...

Moro com minha esposa na casa de meus pais preciso de declaração de residência e a residência esta no nome de meu pai como fazer-la

FranklinS Basilio disse...

Já está respondido nos comentários acima. Leia-os e refaça a pergunta caso ainda tenha dúvida.

Anônimo disse...

fiz um concurso publico para agente de saúde e passei mas, estão querendo me denunciar porque tem que morar na área que vai atuar, e eu não moro mas levei comprovante de residencia dos meus pais que moram nesta área. foi registrado em cartório cera que vai dar problema.....

FranklinS Basilio disse...

Se no edital dizia que tinha que morar na localidade e você não mora e nem pretende morar de imediato, então você agiu de má fé usando o endereço de seus pais como sendo seu. Podem lhe denunciar sim, e dependendo do edital podem retirar o emprego seu por falsificar documentos. Recomendo que você pense rapidamente se vai morar com seus pais ou próximo a localidade. Também o caso pode ser resolvido se você comprovar que reside no endereço dado a eles durante a semana que seria o período de trabalho, no final de semana você voltaria para sua casa. não sei como é este caso seu. Como é a distância dos endereços seu e de seus pais.

Anônimo disse...

no edital diz ter que morar na área a partir da data de publicação do edital .Sera que se eu for morar lá agora resolve,e meus pais vai ter problemas por ter me dado a declaração....OBRIGADO....

FranklinS Basilio disse...

Para seus pais não dá nenhum problema, pois quem agiu de má fé foi você, e a declaração foi sua, e não deles, daria problema para eles se tivessem assinado. O bom é você se mudar para a área que vai trabalhar, já que isso está atrelado as regras do edital, pelo menos durante o período de estágio probatório. Agora se eles pesquisarem por morar, antes da data de publicação pode dá algum problema, mas isso se alguém que ficou na fila de esperar contestar. Ai você pode vim a perder o cargo.

Braian Machado disse...

É o seguinte, a Instituição de Ensino a qual estou concorrendo a bolsa de estudos me pediu as contas de luz e água, acredito que seja para comprovar residência, porém, preciso fazer uma declaração dizendo que moro num ''puxadinho'' de um condomínio, de favor, e não possuo conta de agua pois o relogio é coletivo, e apenas sindico à recebe e dividi a mesma entre os 16 moradores. E a conta de Luz vem no nome da minha falecida avó a qual, como declarar que são minhas as contas ou melhor como convenser a instituição de que minha situação é verídica!
Foi solicitado tambem uma negativa de IPTU, mas como se eu não tenho residência?!

ajuda ae por favor, grato desde ja!

Braian Machado disse...

é o seguinte, preciso fornecer a instituição de ensino a qual estou concorrendo a bolsa os específicos documentos: conta de luz, agua e IPTU. Mas moro de favor em um ''puxadinho'' de apartamento em um condomínio, logo, não possuo residência, apenas endereço, porém, a conta de água é recebida pelo síndico do condomínio, o qual divide a conta entre 16 moradores pois contém apenas um relógio-registro. E a respeito da conta do luz está no nome da minha falecida avó, como farei com que a instituição aceite minha situação?! não há como declarar minha situação e assim aprovar a documentação apenas com uma declaração?!

desde ja grato!

Anônimo disse...

também vou fazer um concurso e tem esta mesma regra de morar na área que vou trabalhar,mas não entendo ter que morar a partir da data de publicação do edita como assim. Vai ser em março em abril já tenho que estar morando lá

FranklinS Basilio disse...

Isso é uma regra para concursos que tenta beneficiar moradores de determinada região, mas para não ser restrito, eles deixam que os candidatos morem a partir da do Edital, em outros casos existe edital que beneficia pessoas que já moram na localidade com no minimo 3 anos na localidade. Esses concursos é para evitar da pessoa trabalhar no local sem conhecer a região. é muito comum em concursos para Agente de Saúde e Endemias.
>>> Com estes editais caso se comprove que não moravam no endereço, será motivo de eliminação no concurso.

FranklinS Basilio disse...

Copia do IPTU do endereço, copia da água e essa declaração. Coloque o nome e o CPF do sindico como testemunha.

Lais Aranha disse...

Preciso levar um comprovante de residência reconhecido firma pelo proprietário.. Esse modelo serve? O proprietário é meu pai e eu resido com ele..

Lais Aranha disse...

Preciso entregar na faculdade o comprovante de residencia reconhecido firma pelo proprietário. No caso o proprietário é meu pai, eu resido com ele. Esse modelo, serve para esse fim? Grata!

Anônimo disse...

preciso de um comprovante de residencia para dar entrada no casamento,mais não tenho nenhum comprovante,e moro de aluguel com meus pais,esse comprovante serve para dar entrada?e precisa levar conta de luz ou de água?

Anônimo disse...

olá! estou precisando de um comprovante de residencia para dar entrada no casamento,mais não tenho nenhum comprovante porque tem 1 mes que estou morando aqui e moro de aluguel,esse comprovante da lei serve pra dar entrada?e precisa de levar conta de luz ou água?

FranklinS Basilio disse...

Se você mora com seu pai, basta levar o papel de água ou luz que esteja no nome dele, não seria necessário mais nenhum papel, mas por via da dúvida leve esta declaração preenchida. Mas na grande maioria eles só pedem uma xerox do papel de água ou luz autenticada em cartório. O documento que comprova que você mora neste endereço é o parentesco de pai-filho. Espero ter ajudado.

FranklinS Basilio disse...

Serve, mas você não tem o contrato de aluguel? Um papel de água ou luz da casa serve, não precisa está no seu nome, desde que seja o mesmo que consta no contrato.

Anônimo disse...

Isso de conhecido(a) por... como assim ?

Anônimo disse...

Boa noite, fiz também uma declaração de residência agora em fevereiro para sumir vaga em concurso e o edital foi aberto em setembro cera que esta declaração e valida.Nos meses anteriores não residia na área me mudei em final de janeiro....JA ME DENUNCIARAM SERA cera que vou ser eliminada pos estou em faze de exames para ser admitido ....

Anônimo disse...

ola preciso de uma declaraçao pois preciso passar o documento da minha moto para o meu nome porem na declaraçao tem que ser preenchida em nome do meu padrasto e assinada por ele ou por mim, pois resido na residencia dele

FranklinS Basilio disse...

Declaração é algo que a gente declara, então quem deve preencher e assinar é você e não seu padastro.

Anônimo disse...

Olá boa noite!Estou tentando uma vaga de emprego numa multinacional.E não tenho nenhum comprovante de endereço,mesmo pq eu mudei a pouco tempo.Tambem não fiz contrato de aluguel.E a empresa pediu uma declaração de endereço emitida pelo próprio cartório.Essa declaração serve?

Anônimo disse...

Ola... a empresa em que eu trabalho nao quer aceitar a declaração de residencia...o q eu faço?

Andrew.ap.santos@gmail.com

Anônimo disse...

olá , eu queria saber se posso ligar a água com essa declaração? por que eu entrei dentro de uma casa popular de outra pessoa e agora eles naum liga a agua porque nao tem a autorizaçao da verdadeira dona.mas eu preciso porque eu estou gravida de 8 meses e como ficarei sem agua. e em relaçao a verdadeira dona nao mora na minha cidade ela naum queria casa ela queria era vender.mas eu entrei e naum vou sair por que naum pra onde ir ainda mas gravida

FranklinS Basilio disse...

Lamento informa que você não pode usar esse documento para legalizar um crime que você fez. Se todo mundo que ficasse gravida usasse isso como desculpa para fazer coisas erradas o mundo estaria perdido. Se a mulher iria vender a casa, que a denunciasse a prefeitura ou o órgão responsável por dá a casa. Você não pode pedir que liguem a água porque no papel a dona da casa é outra pessoa, ou seja, esse não é o seu endereço real e você estaria cometendo outro crime. Você não pode declarar que reside em um endereço que você roubou. E muito cuidado, pois a qualquer momento pode haver reintegração de posse e a senhora ser expulsa por mandado judicial e força policial.
Triste em saber que pessoas vem pedir ajuda mesmo cometendo crimes

Anônimo disse...

bom galera alguem pode mim tirar uma duvida? nesse endereço declarado posso so coloca o nome da rua e o numero da casa ???

FranklinS Basilio disse...

rua, nº da casa ou apartamento bem detalhado, nome do bairro, cidade, cep. estado. o modelo para download já vem com tudo especificado

Anônimo disse...

Ola, gostaria de saber como proceder caso não o órgão não aceite a declaração nesse modelo autenticada em cartório, mesmo mostrando a lei.
obrigado

ussj disse...

Olá posso usar no juizado especial civel? não é processo penal , só uma ação contra tributo de
importação

Anônimo disse...

serve para adquirir vale transporte?

Viviane Bernardo Cardoso disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Viviane Bernardo Cardoso disse...

Para abrir conta salário no Bradesco essa declaração é aceita?

Anônimo disse...

Olá, me chamo Mariana e preciso comprovar que moro com os meus Avós por causa da faculdade irei tentar Prouni ou Fies, essa declaração seria suficiente ou teria que ir no cartório reconhecer firma?
Eu só tenho a conta do meu celular no meu nome, o resto das contas esta no nome dos meus Avós como água, luz, telefone fixo e internet.

Tailane Amor disse...

como faço uma declaração residencial, preciso pra hoje por favor quem poder me ajudar agradeço. tem que ser declarando que moro de favor na casa de minha cunhada

thalita fernandes disse...

olá , estou com algumas dúvidas referente ao preenchimento da declaração, minha irmã irá declara que mora comigo.
no campo nome: ela vai colocar o nome dela? e no campo conhecido por: é o meu nome ?, e nos campos abaixo que pede o numero dos documentos é o meu ou o dela?.
desde de já muito obrigada!

FranklinS Basilio disse...

Conhecido por. É apelido se tiver.
Os documentos é dela.
Tudo é de quem precisa da declaração e não do proprietario da casa.
Espero ter ajudado

Penha Teixeira. disse...

Alguém pode me ajudar!

FranklinS Basilio disse...

Qual a dúvida Penha?

Anônimo disse...

ola meu nome e wuerika eu qqueria fazer um cartao de credito so que nao tenho comprovante de endereco no meu nome e nem minha mae,porem posso fazer no comprovante da minha sogra..

Anônimo disse...

Preciso de levar para a empresa prestes a mim contratar que resíduo em uma residência que não está em meu nome,posso fazer uma declaração de residência em meu nome.

Anônimo disse...

ola o detran aceita esse modelo?se eles recusar oque devo fazer?agradecido

Anônimo disse...

em caso do endereço que esteja no nome do meu padastro basta eu preencher no meu nome msm?

Camila Lopes Ramos disse...

Olá,gostaria de saber se essa declaração vale para regulamentar meu titulo de eleitor que se encontra cancelado,estou morando em outro estado e só tenho um contrato de trabalho com meu atual endereço,tenho contas de água e luz mas estão em nome do proprietário da casa que esta viajando,não tenho contrato de aluguel.Grta e parabéns ...

FranklinS Basilio disse...

Serve sim para regularizar o Titulo de Eleitor.

Anônimo disse...

Ola preciso abrir uma conta no banco preciso de um comprovante de residencia mas no momento nao tenho essa declaraçao serve, e preciso autenticar em cartorio?

Anônimo disse...

Preciso abrir uma conta no banco mas eles me pedem um comprovante de residencia, essa declaraçao serve e preciso autenticar em cartorio?

Anônimo disse...

Alguém pode me ajudar, eu moro com minha tia, e tenho que abrir uma cnta no banco, mas o endereço da casa é no nome dela, como eu posso fazer essa declaraçao, eu posso fazer e ela assinar

Anônimo disse...

Obrigado pela ajuda!

Anônimo disse...

Meu inquilino solicitou uma declaração de residência para o trabalho/ banco, ele ainda não tem contrato, a conta de luz ainda não foi transferida para o nome dele , ele pediu que eu fosse ao cartório ´pois no documento solicita que seja ( reconhecido assinatura?), isso tem que ser feito mesmo? E se fizer ,tem alguma implicação legal que possa prejudicar o dono do imóvel?
Obrigada.

Anônimo disse...

A resposta já está no meio dos demais comentários.

Anônimo disse...

gostaria de saber se é licito a associação de moradores cobrar taxade r$10,00por declaração de residencia?

FranklinS Basilio disse...

Se eles fazem imprimida podem cobrar o que quiserem, até porque a declaração tem que ser de próprio punho, se eles estão fazendo algo que você mesmo deveria fazer, então é certo serem gratificados por isto.

Anônimo disse...

Eu preciso de um comprovante de residência (Água, Luz, Telefone, DECLARAÇÃO com firma reconhecida do titular da conta ou do proprietário do imóvel) Para apresentar a policia federal juntos com os documentos para aquisição de um registro de arma, os comprovantes estão em nome de minha avó,posso enviar esse modelo de declaração sem precisar ir ao o cartório com ela para reconhecer firma e autenticar?

FranklinS Basilio disse...

Neste caso específico a Polícia Federal necessita ter a garantia de que você realmente mora nesta casa e que seja a muito tempo e não passageiro, para tanto vai precisar de extratos de conta bancária com este endereço, ou conta de cartão de crédito. Este nosso modelo até a Federal tem a disposição.

Anônimo disse...

Boa noite, li acima que esta declaração deve ser recebida em tds os estabelecimentos; preciso saber se pode ser impressa ou tem que ser de próprio punho e se deve ser a original ou posso digitalizar e meu filho imprimir, pois estou viajando e ele precisa dela para antes do meu retorno.
Cordialmente, desde já obg.

FranklinS Basilio disse...

A declaração é a que estamos disponibilizando, Seu filho se vai usar, ele mesmo tem que preencher e assinar. Quem declara é quem assina, ou seja, quem precisa da mesma para comprovar que reside no endereço mencionado. Assinatura real, nenhuma escaneada, de preferência apresente documento que contenha assinatura do declarante

Anônimo disse...

quando eu for imprimir tenho que digitar a lei na declaração ?

Anônimo disse...

eu preciso de um comprovante de residência para entregar na empresa para trablhar,pois moro de aluguel, esse modelo vai me ajudar ?

FranklinS Basilio disse...

Resolve sim.

FranklinS Basilio disse...

Porque invés de digitar, você não faz o download do nosso modelo e preenche de caneta ou na máquina? Já evita errar na digitação e formatação.

Anônimo disse...

Olá, gostaria de saber sobre o que fazer quando se recusarem a aceitar esse documento mesmo apresentando a Lei, que órgão procurar e com quem falar.

Grato,

Halyson

Anônimo disse...

Olá. Tenho um vizinho que é estrangeiro, ele tem todos os documentos legais, e precisa de um comprovante para levar ao consulado, esta declaração mesmo sem ser autenticada em cartório, daria?No caso dele?

Golden Syste disse...

Vou me casar e preciso de um comprovante de endereço em meu nome. Mudei me a pouco tempo e nao tenho. Neste caso serviria pra mim essa declaraçao?

Anônimo disse...

boa noite, eu passei em um concurso publico e eles pedem comprovante de residencia. eu só tenho o telegrama no meu nome, sera q serve? ou essa declaração seria a melhor opção?

Livia disse...

Olá, preciso de um comprovante antigo,porém não tenho, pois não tinha nada em meu nome,será q posso usar esse modelo?

joana22 disse...

preciso desta declaração para o prouni 2015, serve este exemplo?

Eliene Conceição De Sousa disse...

Esse modelo serve para abrir conta em banco (CEF)? Fui informada que é preciso a assinatura do dono do imóvel e ser autenticada em cartório!

Henrique disse...

Essa declaração serve para abrir conta em banco, Caia Econômica,? Obrigado por disponibilizar esse documento.

Pablo disse...

Meu brother, a respeito eu posso colocar o dono da casa como testemunha nessa declaração e pedir a assinatura dele?

Anônimo disse...

eu não consegui entender se é o dono da casa que preenche ou sou eu?

FranklinS Basilio disse...

Como foi dito nos diversos comentários já respondidos acima....
Quem precisa de uma declaração de residência? O dono da casa ou quem mora nela?

Quem preenche e assina é a pessoa que mora na casa, sendo de aluguel ou emprestada.

Pessoas que ainda moram com os pais não é necessário, desde que a casa esteja no nome dos pais que consta no documento pessoal da pessoa que precisa comprovar residência.

Anônimo disse...

Quero abrir uma conta e eles estao pedidndo que seja declarada em cartório, posso levar so ou a dona da casa tem que ir comigo no cartorio?

Anônimo disse...

Quero abrir uma conta e eles estao pedidndo que seja declarada em cartório, posso levar so ou a dona da casa tem que ir comigo no cartorio?

Unknown disse...

Olá, eu consigui um emprego a pouco e preciso de um comprovante de residência, só que eu moro com a minha prima. Eu gostaria de saber se ela me desse o comprovante com a assinatura dela eu poderia levar no dia de entregar os documentos pra meu emprego, ou mesmo ela me dando os documentos e assinatura dela , eu tenho que ir no cartório pra comprovar isso?.

Unknown disse...

Olá, eu consigui um emprego a pouco e preciso de um comprovante de residência, só que eu moro com a minha prima. Eu gostaria de saber se ela me desse o comprovante com a assinatura dela eu poderia levar no dia de entregar os documentos pra meu emprego, ou mesmo ela me dando os documentos e assinatura dela , eu tenho que ir no cartório pra comprovar isso?.

Unknown disse...

Olá, eu consigui um emprego a pouco e preciso de um comprovante de residência, só que eu moro com a minha prima. Eu gostaria de saber se ela me desse o comprovante com a assinatura dela eu poderia levar no dia de entregar os documentos pra meu emprego, ou mesmo ela me dando os documentos e assinatura dela , eu tenho que ir no cartório pra comprovar isso?.

Unknown disse...

Olá, eu consigui um emprego a pouco e preciso de um comprovante de residência, só que eu moro com a minha prima. Eu gostaria de saber se ela me desse o comprovante com a assinatura dela eu poderia levar no dia de entregar os documentos pra meu emprego, ou mesmo ela me dando os documentos e assinatura dela , eu tenho que ir no cartório pra comprovar isso?.

Unknown disse...

Olá, eu consigui um emprego a pouco e preciso de um comprovante de residência, só que eu moro com a minha prima. Eu gostaria de saber se ela me desse o comprovante com a assinatura dela eu poderia levar no dia de entregar os documentos pra meu emprego, ou mesmo ela me dando os documentos e assinatura dela , eu tenho que ir no cartório pra comprovar isso?.

Cassia Kelly disse...

Olá, eu estou com todos os documentos pra levar pro meu novo emprego, só que eles pediram um comprovante de residência mas eu estou morando com a minha prima e o esposo dela . Então eu gostaria de saber se a minha prima me dando os documentos e a assinatura dela eu posso levar pro meu emprego, ou eu tenho que ir no cartório pra comprovar que estou morando com ela, levando a assinatura e o comprovante de residência ?

Unknown disse...

Muito obrigado!
Ótima explicação e bom modelo.
Parabéns!!

Fabio Ferreira disse...

Olá tudo Bem quero abri uma contá no banco pois não consigo pois o comprovante de residência está no nome do dono da casa mais eu não pago água e nem luz por isso não tenho nem um talão, mais o contrato está no meu nome.. Com esse modelo junto ao contrato de locação da casa eu consigo abei uma contá no banco...

Fabio Ferreira disse...

Olá tudo Bem quero abri uma contá no banco pois não consigo pois o comprovante de residência está no nome do dono da casa mais eu não pago água e nem luz por isso não tenho nem um talão, mais o contrato está no meu nome.. Com esse modelo junto ao contrato de locação da casa eu consigo abei uma contá no banco...

Anônimo disse...

Ola boa noite eu presiso.de um passa porte
Para eu retiralo.m prescisarei sera de um comprovamte.. d aluguel ..pois eu pago aluguel.

Miguel Pacheco disse...

precisa autentica em cartorio

FranklinS Basilio disse...

Não precisa autenticar.!

A ESTRANHA PETULANTE disse...

Oi, tudo bem? Meus pais fizeram uma declaração ano passado de residência. Por quanto tempo dura esse documento?
Eles moram na Bahia e eu em São Paulo, tenho esse documento em mãos. Queria utiliza-lo no pro Uni,mas não sei se o documento ainda serve.

FranklinS Basilio disse...

Mesmo você morando temporariamente em São Paulo não pode usar uma declaração dizendo que mora na Bahia, porque assim já estaria cometendo um crime.... As declarações só servem se você mora no endereço nos últimos 3 meses. E a declaração quem faz é você para você mesmo utilizar. Seus pais só podem entrar como testemunhas e mesmo assim se dizerem que vocÊ mora com eles na Bahia estando você em São Paulo a mais de 3 meses, todos podem responder por crimes. CUIDADO, o barato pode sair caro.

Ionice Batista disse...

Sou amasia de um detento nao aceitarão minha conta de lelefone pos paga posso mandar essa declaração autenticada por favor me ajudem

FranklinS Basilio disse...

SIM

maycon Johnn disse...

Serve para apresentar no exercito também ?

maycon Johnn disse...

Serve para apresentar no quartel do exercito também ?

FranklinS Basilio disse...

Por lei, serve para tudo, mas leve algum documento da casa onde reside, água, luz, telefone ou conta de cartão de crédito, ou algo semelhante.
Espero ter ajudado.

Anônimo disse...

Olá, esse modelo serve pra dá entrada no casamento?

Igor Dantas disse...

Oi, eu preciso fazer uma declaração comprovando que moro com meu tio de 3 grau(já que eu não tenho conta de água, luz ou telefone no meu nome), tem que ser manuscrito. Já tenho o toda a declaração pronta. Só falta ir registar no cartório, requisito que é preciso para ele ser aceito no ligar onde estou em processo de contratação. Mas quem pode ir registar no cartório? Eu posso ir sozinho? Meu tio e idoso e doente. Tem que ir às duas partes interessadas?

Anônimo disse...

Eu fiz um quarto e uma cozinha colado na casa de minha mãe e a agua e luz provem deles mas quero declarar que moro sozinho,posso usar essa declaração mesmo assim?

Andressa Landim disse...

preciso de um comprovante de residencia no meu nome com cep me ajuda o q eu faco?

FranklinS Basilio disse...

O "puxadinho" que você fez continua sendo no terreno na casa de seus pais, então você tem que declarar o mesmo endereço deles. A parte de morar sozinho , não tem como dizer que é só se reside no mesmo terreno utiliza da mesma água e energia. Você pode declarar que vive de sua própria renda, que já é outro caso... Essa declaração é para comprovar que vocÊ mora em um endereço real.
Use o endereço de seus pais na declaração.

Qualquer dúvida pode perguntar.

FranklinS Basilio disse...

Para conseguir o CEP do seu endereço basta jogar no buscador na internet o " nome da rua CEP", ai o navegador vai dá o número do CEP, vale salientar que ruas em cidades pequenas possuem um único CEP para a cidade toda, só cidade grandes tipo Campina Grande, João Pessoa possuem CEP por rua, devido ter várias agências dos Correios.

Se você mora com seus pais, é o endereço de seus pais, se mora de aluguel é o endereço da casa, não importa que a casa esteja no nome dos outros, mas tem que está vivendo neste endereço por no mínimo 3 meses.

Qualquer dúvida é só perguntar.

Anônimo disse...

Obrigado por esse modelo de declaração, vai ser muito útil para o que preciso, obrigado mesmo

Sthfanie Rampagni disse...

bom dia, eu moro com os pais do meu marido. a empresa q vou trabalhar pediu uma declaração associação dos moredores...oque eu faço???

Sthfanie Rampagni disse...

bom dia. a empresa q vou trabalhar pediu uma conta no meu nome.. só q eu nao tenho.. ai falaram para eu tirar uma declaraçao associaçao dos moradores. oque eu tenho q fazer???

FranklinS Basilio disse...

leve essa declaração preenchida e autenticada pelo cartório... em muitos casos só ela é um papel da residência já são suficientes.

FranklinS Basilio disse...

Se existir essa associação dos moradores vá lá com um dos pais de seu marido e solicite a declaração, o parente de seu marido vai confirmar que você mora lá. Qual a dificuldade?? Eles vão fazer exatamente o que tem nessa declaração. AGORA se for difícil faça como todo mundo faz, vai em uma delegacia e peça uma declaração de residência, ou atestado de residência. Aqui na Paraíba as delegacias fazem para quem é pobre e não sabe escrever, para outros casos eles dão uma cópia dessa declaração para a pessoa preencher. É LEI!! VÁLIDA EM TODO PAÍS!! ACORDEM MINHA GENTE!! FAÇA VALER SEUS DIREITOS. Quem duvida que você more em tal lugar, é que deve procurar investigar e provar que não mora.

FranklinS Basilio disse...

AQUELE QUE SE RECUSA A ACEITAR ESSA DECLARAÇÃO PODE RESPONDER POR ABUSO DE PODER E CONSTRANGIMENTO ILEGAL, PODENDO SER ACIONADO NA JUSTIÇA E PAGAR INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS!! FAÇAM VALER OS SEUS DIREITOS.

hewellynlira disse...

Boa tarde. Eu preciso fazer a inscrição para um processo seletivo e um dos requisitos é o comprovante de residência, porém, não está em meu nome e sim do nome da minha mãe. No edital diz o seguinte: "comprovante de residência acompanhado de declaração assinada pelo titular do comprovante apresentado". Neste caso, este modelo acima serve? Como devo fazer?

FranklinS Basilio disse...

boa tarde,
o comprovante é um papel de água ou luz ou telefone ou conta de cartão de credito ou no seu nome ou no nome da sua mãe ou pai, já que a casa esta no nome deles.
MAS A DECLARAÇÃO PREENCHIDA POR VOCE E ASSINADA POR VOCÊ. O FORMULÁRIO É ESTE QUE DISPONIBILIZEI

FranklinS Basilio disse...

não sei porque tantos problemas se você mora com sua genitora. o problema é quando mora com outras pessoas sem vinculo ou de aluguel sem contrato

Anônimo disse...

Boa tarde, fiz esta declaração para conversão de união estável em casamento civil, preciso autentica? Fiz declaração de pobreza, só leva no cartório ?

Anônimo disse...

Declaração de casamento precisa autentica para leva no cartório ?

D'jesus soares disse...

BOm dia, gostaria de saber se quem é de maior precisa de assinatura dos pais?

Well Fagundes disse...

Eu preciso de um documento q prove q eu moro na casa do meu pai...e a casa ta no nome do meu pai...para a faculdade....esse resolve meu problema

Well Fagundes disse...

Preciso de um documento que prove que eu more na casa de meu pai....para a faculdade ....essa declaracao me ajuda????

Unknown disse...

Bom dia,

A caixa aceita este documento como declaração de residência para encaminhar retirada do FGTS para utilização em aquisição de moradia ?

Obrigado

JOÃO BATISTA disse...

Na declaração tem nome entendido, so que tem conhecido(a) por, o que eu coloco aqui? Se alguém puder me ajudar agradeço?

FranklinS Basilio disse...

Tem mistério não.
exemplo.
"João Batista", conhecido por "Batista"
por "João", é a forma como a população o chama, isso é útil em cidade pequena, se não tiver apelido, é só repetir o primeiro nome. João
😕😕

elias nunes disse...

A declaração de residência é o documento por meio do qual uma pessoa pode comprovar sua residência sem a necessidade de apresentar faturas (tais como contas de água, de luz, contrato de aluguel, etc.) declara morar em determinado local.

Neste documento, deve estar indicado o endereço de domicílio do declarante, dentre outros dados pessoais relevantes.

É essencial que o endereço de residência informado seja verdadeiro - ou seja, que seja, de fato, o local de moradia da pessoa -, já que, caso contrário, poderão ser aplicadas as penas cíveis, penais e administrativas cabíveis à falsidade das informações.


Como utilizar este documento?

Após integralmente preenchido, o documento deverá ser impresso e assinado pelo declarante. Ele deverá, em seguida, ser apresentado junto ao órgão ou à instituição que requereu do declarante o seu comprovante de residência.

Em alguns casos, é possível que estes órgãos requeiram alguns documentos complementares, como a cópia da Carteira de Identidade (RG). É recomendável que a pessoa se informe junto a esta instituição, para saber quais outros documentos devem acompanhar a declaração.


O Direito aplicável

A declaração destinada a fazer prova de residência é prevista pela Lei federal n. 7.115, de 29 de agosto de 1983.

SITE www.domiciliado.com.br

elias nunes disse...

A declaração de residência é o documento por meio do qual uma pessoa pode comprovar sua residência sem a necessidade de apresentar faturas (tais como contas de água, de luz, contrato de aluguel, etc.) declara morar em determinado local.

Neste documento, deve estar indicado o endereço de domicílio do declarante, dentre outros dados pessoais relevantes.

É essencial que o endereço de residência informado seja verdadeiro - ou seja, que seja, de fato, o local de moradia da pessoa -, já que, caso contrário, poderão ser aplicadas as penas cíveis, penais e administrativas cabíveis à falsidade das informações.


Como utilizar este documento?

Após integralmente preenchido, o documento deverá ser impresso e assinado pelo declarante. Ele deverá, em seguida, ser apresentado junto ao órgão ou à instituição que requereu do declarante o seu comprovante de residência.

Em alguns casos, é possível que estes órgãos requeiram alguns documentos complementares, como a cópia da Carteira de Identidade (RG). É recomendável que a pessoa se informe junto a esta instituição, para saber quais outros documentos devem acompanhar a declaração.


O Direito aplicável

A declaração destinada a fazer prova de residência é prevista pela Lei federal n. 7.115, de 29 de agosto de 1983.

SITE www.domiciliado.com.br

Postar um comentário

Ao enviar sua denúncia especifique a sua cidade e Estado e conte detalhes do crime, caso contrário não podemos ajudar.

As denúncias não são publicadas, só os comentários sem denúncias.