segunda-feira, 4 de julho de 2011

1º Campeonato Picuiense de Wheeling.



O Wheelie (também conhecido como wheeling, ou stunt) é um esporte radical praticado com motocicleta, consiste em realizar manobras em que cuja força e equilibrio são exigidos ao máximo pelos praticantes.
O termo Wheelie é anglófono e quer dizer "Empinar", porém no Brasil usa-se para designar o esporte como um todo, não apenas para o ato de empinar.
Surgiu na década de 1970 quando o californiano Doug Domokos desenvolveu a técnica de empinar a moto controlando com o freio traseiro, e passou a fazer exibições de suas habilidades. Domokos ficou conhecido como "The Wheelie King", ou seja, o Rei do Wheeling. No Brasil essa modalidade tem crescido e conquistado públicos.
O equipamento 
As motocicletas são especialmente preparadas para a prática do wheeling, pois exigem maior resistência a impactos constantes, usa-se variadas potências, desde 50cc a 1200cc, geralmente são tirados componentes da parte dianteira como painel, setas e farol. Além de possuírem a Churrasqueira, um suporte traseiro para proteção do quadro e demais peças, alem de melhorar a performance dos pilotos. É comum a prática do wheelie como motos do tipo streetfighter e supermoto.

Algumas manobras


  • Borrachão: Consistem em manter o atrito da roda traseira (em alto giro) e o chão.
  • Enceradeira: Manobra em que o piloto durante o zerinho, arrasta uma de suas mãos no chão.
  • Grau: Diversas manobras onde a moto é empinada com a roda traseira no chão.
  • Joelinho: A moto é erguida com o apoio do joelho, geralmente o pilto consegue fazer curvas nesta manobra.
  • No hands: Empinar e controlar a moto sem as mãos.
  • No front: Manobra onde o equipamento nao possui a parte da frente (rodas e bengalas).
  • One hand: Empinar e controlar a moto com apenas uma das mãos.
  • RL: Também conhecido como bob's, existem diversas modalidades de RL, trata-se de empinar a moto, mas com a roda dianteira no chão e usando o freio dianteiro.
  • Raspão: Grau onde o piloto em velocidade, empina raspando a churrasqueira no chão, gerando faíscas.
  • Superman: Nessa manobra a moto fica apoiada na churrasqueira (raspão) e o piloto estica o corpo e arrasta os pes no chão com a moto em movimento.
  • Surf: Manobras em que o piloto sobe no banco e dirige sem as mãos.
  • Zerinho: Consiste em manter o grau com a moto em círculo.



*********************
A competição será em local adequado obedecendo o mínimo de segurança para os competidores e o público que for assistir a cargo da organização do evento; caso alguma "criança" pense em repetir as manobras pelas ruas da cidade ou pelo bairro do Limeira achando que são profissionais ou para se amostrarem responderá o Art. 174 do Código de Trânsito Brasileiro, o praticante esta sujeito a uma multa gravíssima, somando sete pontos na carteira de habilitação, e multa de R$ 191,82 (180 UFlRs), suspensão do direito de dirigir e apreensões da carteira de habilitação e do veículo e como todos já sabem a partir do dia 08 de julho as motos perderão a Anistia que o governador tinha dado para as motos de até 150cc regularizarem, então quem quiser pode assistir mas as manobras só dentro da AABB e com a ficha de inscrição comprovando a participação no evento todos os demais poderão responder processo.

7ªDRPC- setimaregional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao enviar sua denúncia especifique a sua cidade e Estado e conte detalhes do crime, caso contrário não podemos ajudar.

As denúncias não são publicadas, só os comentários sem denúncias.