segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Blogs são fonte de informação para 28% dos brasileiros, diz pesquisa.


Pesquisa CNT/Sensus sobre popularidade do governo apura pela primeira vez o peso da blogosfera como fonte de informação. Dos entrevistados, 16% dizem recorrer a blogs de notícias "sempre" e 12%, "às vezes". "Números são muito expressivos", diz analista. Quase 20% da população pretende ter acesso à internet em até 12 meses.

Os blogs de notícias são uma fonte de informação permanente para 16% dos brasileiros, cerca de 21 milhões dos 135 milhões de eleitores que estavam aptos a votar na eleição do ano passado. Outros 12% da população recorrem à blogosfera “às vezes”, o equivalente a 16 milhões de eleitores.

Os dados fazem parte de uma pesquisa periódica sobre a popularidade do governo feita pelo instituto Sensus a pedido da Confederação Nacional dos Transportes (CNT). Foi a primeira vez que o levantamento tentou descobrir os hábitos dos brasileiros na internet.

“A blogosfera tem sido crescentemente uma fonte de informação. Vinte milhões de eleitores usando a internet para se informar sempre é muita coisa”, disse à Carta Maior o diretor do instituto Sensus, Ricardo Guedes. “Eu, por exemplo, aposentei o jornal escrito.”

A pesquisa buscou apurar também a penetração das três redes sociais mais populares no Brasil, as quais funcionam de alguma forma como fonte de informações ou meio de fazê-las circularem. Entre os entrevistados, 27% declararam que têm Orkut, 15%, que têm Facebook e 8%, Twitter.

Para Ricardo Guedes, de maneira geral, os números revelam uma penetração “muito expressiva” das redes sociais.

De acordo com a pesquisa, 25% dos brasileiros (33 milhões de eleitores) dizem usar a internet “diariamente”, enquanto 10% utilizam “alguns dias por semana”. Há ainda 19% que disseram que não tem internet nem em casa, nem no trabalho, mas que pretendem ter nos próximos 12 meses.

Fonte: Carta Maior

Um resultado desse faz com que nós blogueiros redobremos nossa responsabilidade na publicação de nossas matérias, principalmente as que produzimos. Infelizmente no meio de milhares, ainda existem alguns blogueiros que insistem em não preservarem as fontes, o que é lamentável pois a fonte é muito importante na credibilidade da informação. Graças a deus a grande maioria dos blogueiros são pessoas sérias e que zelam pela boa informação. Respeitemos uns aos outros e juntos nos tornaremos cada vez mais fortes. 

opinião de Francisco Araújo - Radialista da Cenecista AM e blogueiro do Clickpicui.


"Na minha opinião os blogs vieram para expressar a opinião de um cidadão e deixar portas abertas para outros opinarem, discutirem, já que as mídias tradicionais mostram apenas aquilo que os interessa, enquanto que os blogueiros colocam o que todo mundo quer ver. A realidade nua e crua, sem as mordaças da censura imposta pelos poderosos da mídia e do governo."
-  Agente Franklin- blogueiro setimaregional

Um comentário:

  1. Muito bom a criação deste blog, pois a algum tempo atrás para sabermos o rosto dos delinquentes tínhamos que ir a delegacia de polícia, hoje já não mais. E para demais noticias, só escutando rádio e agora temos a opção de ir acompanhando o dia a dia do blog.

    ResponderExcluir

Ao enviar sua denúncia especifique a sua cidade e Estado e conte detalhes do crime, caso contrário não podemos ajudar.

As denúncias não são publicadas, só os comentários sem denúncias.