domingo, 25 de dezembro de 2011

Elementos rendem delegado e soltam preso em Guarabira. Operação “Resgate do Papai Noel (do mal)” detém alguns dos envolvidos.

DSC05489
O que desencadeou a ação criminosa

Carlos César de Pontes Oliveira, “César”, idade não informada, e Leandro Vicente da Silva, “Léo de Branca”, 19 anos, ambos residentes em Guarabira, tomaram por assalto na tarde do último Sábado (24) a moto Honda Broz, Cor Amarela, placa MOB 0175/PB. A ação criminosa aconteceu nas proximidades de Cachoeirinha, povoado de Tacima-PB. Os criminosos usavam uma moto Honda CG, Titan 125, cor Verde, placa MOR 7920/PB.

DSC05482
Após a ação os criminosos fugiram com destino a cidade de Guarabira, brejo paraibano. Ao passarem por Belém, os acusados passaram a ser perseguidos pela polícia. A dupla foi interceptada nas proximidades do acesso ao santuário frei Damião, Itamatay/Guarabira. As motos foram abandonadas e César foi preso em flagrante, enquanto que, Léo de Branca, conseguiu empreender fuga.

César foi levado para a Delegacia de Polícia Civil em Guarabira onde foi lavrado o flagrante.

O resgate

DSC05487
“O dia estava tranquilo e eu não esperava o atrevimento dos bandidos.” Disse o Dr. Ivanildo ao narrar o episódio.

Eram 11h30 quando o Delegado de Polícia Cível Plantonista da Regional, Dr. Ivanildo, ouviu alguém chamar no portão principal da Delegacia. “Fui até o portão, onde estava um homem moreno dizendo ser irmão do acusado, César, que estava preso.” Relatou. O homem disse que estava trazendo o almoço para César, seu suposto irmão. 

O homem entrou com o que parecia ser uma marmita e quando o delegado se aproximava da cela onde o acusado César estava preso, foi surpreendido com a chegada de mais dois homens que, armados de revólver renderam o delegado. O suposto irmão de César, sacou um terceiro revólver e o colocou na mira do Dr. Ivanildo. “Fiquei com dois revolveres apontados para meu pescoço, um em cada lado e um terceiro apontado para minha testa. Nada pude fazer a não ser o que eles queriam.” Narrou. 

Os homens obrigaram o delegado a abrir a cela onde César estava. Em seguida Dr. Ivanildo foi preso na cela e os homens foram até o gabinete do delegado onde subtraíram celulares e outros pertences. Ainda foram até o alojamento onde estava o agente Josué, o renderam e levaram dois revolveres, calibre 38, e outros objetos. Em seguida empreenderam fuga levando o acusado César.

O escrivão plantonista, Chico, tinha saído e ao retornar encontrou o delegado e o agente preso. Chico liberou os dois e acionaram os companheiros de polícia civil e militares que iniciaram a operação “resgate do papai Noel do mal”.

A operação contou com mais de 50 policiais, entre Militares e Civis.

Com informações da comunidade a polícia conseguiu identificar o principal acusado de ter realizado o resgate. Leandro Vicente da Silva, que participou do assalto a moto no sábado, foi encontrado escondido em uma casa no Bairro do Nordeste. A polícia também encontrou nesta residência Ailton José Pontes Filho, de 18 anos que, segundo Léo, também é integrante do trio que realizou o resgate. O menor negou a participação.

A polícia apreendeu com a dupla, dois revolveres calibre 32, com cinco capsulas intactas, calibre 7,65, um dos celulares pertences a Dr. Ivanildo e ouros objetos.


Na delegacia Léo de Branca confessou ter participado da ação criminosa e disse que fez o resgate porque estava com César no sábado quando o fugitivo foi preso. Léo negou ter levado as armas dos policiais e indicou o terceiro participante como sendo um homem identificado apenas como Berg.


Ouça o audio do Léo


César, o fugitivo, e Berg continuam foragidos.

Presos na operação.

Foi preso Fábio Romão dos Santos, “Fabinho”, 19 anos, foragido da justiça. Fabinho é acusado de roubo. Cumpriu oito meses em regime fechado e estava albergado.

Alex Ribeiro da Silva, 23 anos, foi preso com a acusação de ter participado de um assalto na capital do brejo paraibano.

José Wellington Alves da Silva, 19 anos, foi encontrado com sete pedras de crack. Foi conduzido pra delegacia onde foi feito um TCO e liberado em seguida.

Um menor conhecido no mundo do crime como “Babu” foi apreendido com a suspeita de ter sido o mentor do resgate e ter prestado todo o apoio a ação criminosa. Na noite do sábado Babú que, é um dos criminosos mais perigoso de Guarabira, foi apreendido por porte ilegal de arma e solto em seguida.

Foi preso ainda Pedro Henrique que, no entendimento da Polícia, ofereceu apoio aos criminosos responsáveis pelo resgate.

Fato curioso

Durante a operação um menor furtou um colete balístico. Momentos depois a polícia identificou o menor e recuperou o colete. O Sargento Sirino, comandante da 2ª Seção/4º BPM-PB, destacou a ousadia dos menores e ressaltou a falta de Leis mais sérias e severas para punir o menor infrator.

Relato do Dr. Ivanildo

O Delegado de polícia, Dr. Ivanildo, de 60 anos de idade, tem dedicado 22 destes a polícia Civil. Neste domingo de Natal, Dr. Ivanildo viveu os piores momentos de sua vida. 

Dr. Ivanildo disse que não abordou o acusado porque não acreditava que alguém pudesse ser tão atrevido ao ponto de chegar a uma delegacia e, armado de revolver, promover o terror que promoveu. Acrescentou, emocionado, que nasceu novamente e chorou ao lembrar que Deus foi sua defesa.


Em entrevista o SGT Sirino ressaltou o trabalho em conjunto das duas polícias. “Essa operação só demonstra que polícia unida jamais será vencida.” Disse.

O Agente Pereira (GTE) também frisou o trabalho em conjunto e a participação da comunidade com informações.



DSC05490DSC05491 
FONTE: Blog do Mago com informações do radialista Júnior Campos

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Ao enviar sua denúncia especifique a sua cidade e Estado e conte detalhes do crime, caso contrário não podemos ajudar.

As denúncias não são publicadas, só os comentários sem denúncias.