quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Estudantes universitários de Cuité estão sem Ônibus escolar para se deslocarem para cidade de Campina Grande/PB


Um grupo de alunos está sendo prejudicado pela descontinuidade do transporte gratuito que há muito tempo é oferecido aos cuiteenses que estudam nas faculdades de Campina Grande.
 
Desde outras administrações mais antigas a Prefeitura de cuité fornecia um ônibus (o famoso azulão) para o transporte diário dos alunos de cuité que desejavam ingressar em faculdades de Campina Grande. Porém, já há alguns meses este ônibus está quebrado e a Prefeitura não providencia seu concerto.
 
Após o protesto de alguns estudantes, a prefeitura providenciou o pagamento de uma van que transportou os alunos até dias atrás, mas em número limitado, o que gerou muita confusão no momento do embarque, pois só alguns conseguiam vaga, enquanto outros não tinham outra opção que não perder aula.
 
Como se não fosse suficiente, os alunos foram surpreendidos pela notícia de que nem a van a Prefeitura forneceria mais, deixando todos os alunos sem a possibilidade de ir para a aula a não ser que pagassem o transporte, o que gera uma alta despesa com a qual poucos podem arcar.
 
Para piorar ainda mais a situação, a grande maioria destes estudantes faz uso do FIES para pagar a faculdade, e se forem reprovados, perderão o financiamento e terão que pagar os valores referentes aos semestres já cursados.
 
Sem opção, alguns alunos estão pagando cerca de R$200,00 mensais para que uma van os leve às suas faculdades. Já os que não têm condições, estão simplesmente perdendo aula e prestes a reprovar em suas faculdades.
 
Reclamações isoladas já se mostraram infrutíferas nesse caso. A única forma de resolver este problema é os estudantes se unirem para buscar o restabelecimento do transporte, nem que para isso se faça necessário o caminho judicial.

Por Estudantes via portaldocurimatau

8 comentários:

Anônimo disse...

felismente a prefeitura nao tem por obrigaçao alguma de carrregar alunos para as universidades. e sim, a prefeitura tem obrigaçao de carregar alunos para os municipios. que as prefeituras nao recebem recursos para transportes de alunos universitarios., se alguem for contra esse comentario se pronuncie..
ps;
nao sou de cuite sou apenas um visitante do blog.

Portal SR- www.setimaregional.com.br disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Gustavo de Cuité, já que realmente não é obrigação da prefeitura por que o governo do estado não libera o onibus zero Km que tem em Cuité sem fazer nada. infelizmente lamentavel...

Portal SR- www.setimaregional.com.br disse...

Se não é obrigado as prefeituras disponibilizar ônibus para os estudantes universitários. Então me diga porque todas as prefeituras disponibilizam de forma gratuita e pagando um motorista para levar-los a Campina Grande ou outro centro universitário, exceto Cuité e Barra de Santa Rosa?? Porque eles não alegam que é porque os motoristas deles dirigem de forma imprudente, já que os motoristas de cuité já bateram com o ônibus no meio da estrada, já atropelaram que deceparam a perna de um motociclista na cidade de Lagoa seca. Não seria mais fácil dizer que estão escondendo o ônibus? Interessante que se os estudantes forem de classe mais elevada existe todo tipo de carro para levar e até nos sábados, mas o "povão" tem que penar para poder estudar, independente de prefeitura. Por exemplo nessa reta final de semestre alunos das universidades públicas ficam a merce dos alunos das privadas, porque os motoristas devem favores a eles, já que muitos são da alta sociedade de seus municípios e temem ser denunciados aos gestores. Já o povão pode reclamar que não dá em nada. Já passei por esse tipo de humilhação.
ass.: franklin

Anônimo disse...

senhor franklin o que eu quero dizer é que nao existe nem uma lei que regulamenta a obrigatoriedade dos municipios transportarem alunos para as universidades. cabe ao municipio a responsabilidade de arcar com as despesas do ensino fundamental, ao estado o ensino medio. se alguns gestores disponibilizam veiculos para o transporte de universitarios, esta desviando recurso de alguma outra pasta, ou ta usando dinheiro do fundo de participaçao do municipio que não é para este fim. o governo federal criou o progama FIES que é para o financiamento das despesas do estudante secundarista.

Anônimo disse...

Certo...tanta discução,e não se chega a lugar algum...

Anônimo disse...

é uma pena por ele não estar transportando os nossos alunos da zona rural de Cuité, para onde ele realmente foi destinado, mais agora para levar uns alunos de escolas particulares para Campina só para desfilar moda ai é Imoral. Prefeita só tem uns 10 ou 12 alunos da pública ou seja da UFCG e da EUPB em cursos onde em Cuité não são oferecidos Ex: geografia,direito. uma Kombi dá para levá-los. Ou seja à maioria dos alunos da particular é do curso de ENFERMAGEM pois em Cuité tem de graça na UFCG. ai fica a dica.

Anônimo disse...

Vc que diz isso que as prefeituras não têm obrigação é pq é um canalha igual aos politicos , pq votos eles querem ou senão é um babão safado .

Postar um comentário

Ao enviar sua denúncia especifique a sua cidade e Estado e conte detalhes do crime, caso contrário não podemos ajudar.

As denúncias não são publicadas, só os comentários sem denúncias.