domingo, 2 de novembro de 2014

Problemas com Som Alto? Ligue para Sudema e reze para existir alguém. Sudema em Campina Grande tem contingente insuficiente para fiscalizar mais de 60 cidades.

O texto a seguir é de março de 2013 do Jornalista Carlos Magno, mais reflete ainda a atualidade da fiscalização de sons na Paraíba a fora e os motivos porque ainda existe gente morrendo quando pede para desligarem o som. Em muitos casos a polícia é omissa quando a sociedade pede ajuda pelo 190.
Na entrevista o responsável pelo escritório da Sudema em Campina Grande, diz que a ocorrência pode ser informada a PM, mas já adianto que se forem tentar o 190 nem percam o tempo, já precisei em Campina Grande e eles não resolveram nada, muito menos realizaram rondas, é comum ver encontro de paredões em altas horas em postos de gasolinas que ainda resistem em ficar abertos e muitos outros que colocam grades em torno do posto a noite para evitar.
Vale salientar que a Sudema é responsável por multar e fiscalizar os decibéis(intensidade do som)  os proprietários, mais é de RESPONSABILIDADE da polícia fiscalizar, já que Pertubação do Sossego alheio é crime previsto no Código Penal, precisando apenas de uma vítima.
Para quem quiser tentar solucionar o problema, pode ligar para qualquer um dos números abaixo.

Superintendência de Administração do Meio Ambiente - SUDEMA
Av. Monsenhor Walfredo Leal, 181 - Tambiá - João Pessoa-PB
CEP 58.020-540 - CGC 08.329.849/0001-15
SUDEMA - Núcleo Regional de Campina Grande
Av. Rio Branco, 89 - Centro - Campina Grande-PB - CEP 58.400-058
Telefones: (83) 3310-6777 / 3310-6778

SUDEMA - Núcleo Regional de Patos
R. Lima Campos, 740- Bairro São Sebastião - Patos-PB - CEP 58.706-310
Telefones: (83) 3421-2610
E-mail: sudemanuregpatos@gmail.com

"...

De acordo com o Coordenador do escritório da Sudema em Campina Grande, ecologista Roberto Almeida  – existem hoje, apenas, dois policiais florestais para dar conta de mais de 60 municípios.
Quando se fala em Sudema, vem logo à cabeça a fiscalização e punição para as pessoas que infringem as leis que regem o meio ambiente. Citemos, como exemplo, a poluição sonora. Se alguém, durante a madrugada, se sentir incomodado com uma pessoa que ligou o som do carro na maior altura (as chamadas ‘boates de otário'), por exemplo, não terá a quem recorrer.
Ou, se o seu vizinho resolver dar uma festinha até tarde da noite e, durante a madrugada, com o teor alcoólico elevado, ele decidir aumentar um pouquinho o volume do som, ao ponto de não deixar você dormir em paz, também não adiantará tentar reclamar. E, quando se aproximam os feriados prolongados, como este da Páscoa, a atenção é redobrada e os problemas, também.

É que o escritório da Sudema em Campina – que, repito, atende a mais de 60 cidades – não tem como implantar um sistema de plantão com apenas dois agentes. O telefone até que existe (3310-6775). Mas o máximo que o reclamante poderá fazer é entrar na onda e curtir o som do vizinho, esperar o dia amanhecer, esperar o início do horário de funcionamento do órgão e reclamar.
Roberto Almeida diz que, mesmo diante das dificuldades, a Sudema tem procurado fazer um bom trabalho. O órgão, nos finais de semana, sempre que pode, se alia às polícias Militar e Civil, Ministério Público, STTP, CPTran e outros, para a realização de operações que resultam, sempre, na apreensão de veículos cujos proprietários teimam em desrespeitar a lei e o direito do descanso dos outros.

Influência política – Outro problema enfrentado pela Sudema é a tentativa de interferências externas para coibir a ação do órgão. O Coordenador afirmou que é frequente, nos caso de fiscalização e aplicação de multas, aparecer alguém que tente solucionar a questão com interferências políticas. “O que já apareceu de político, família de político, assessor de político, amigo de político para evitar que a gente faça as apreensões, não está no gibi”, disse ele.

Almeida também orienta as pessoas que se sentirem prejudicadas em seu direito durante a madrugada, na impossibilidade de ligar para a Sudema (porque não terá quem atenda ao telefone), a ligar para a Polícia Militar. “Aí, no dia seguinte, a Polícia Militar nos passa a ocorrência e a gente toma providências”, disse ele.

O Coordenador lembrou que um outro fator que prejudica o pleno trabalho do órgão é que a Sudema não faz apenas fiscalização. “A Sudema também faz vários tipos de licenciamento, como desmatamento, abertura de emissoras de rádio, construção de prédios, pontes, barragens, estradas, dentre outros”.

Ele elogiou o trabalho dos órgãos que trabalham em conjunto com a Sudema e disse que, graças a esse trabalho em parceria, as ações tem fluído, mesmo diante das dificuldades. “Se não fosse esses órgãos a gente não ia a lugar nenhum”.
“O coco é seco” – Mesmo com as dificuldades, Roberto Almeida afirma que não há corpo mole, quando há condições de efetuar o trabalho. “Quem tiver seu carro ligado com som alto, o coco é seco, meu irmão. A gente não alisa ninguém não. Quando saímos nos finais de semana para realizar operações, se o cara engrossar, bota a pulseira (algema) e leva”, disse ele, referindo-se ao apoio da Polícia Militar.
....
Geralmente, estes órgãos tem gente competente, mas a falta de estrutura e de compromisso do governo tem prejudicado as ações. E, para a felicidade dos que teimam em infringir a lei, quem sai prejudicado é sempre o cidadão. Lamentavelmente...

texto original : http://www.carlosmagno.com.br/noticias/1364404222.html"

"
Olá Boa tarde Eu Gostaria de Fazer Uma Denuncia e Saber Se tem Algum Numero  
de Telefone Que as Pessoas Possa Liga e fazer as Denuncias Sobre os Som de  
Carros Eu Moro no Santo Antonio Proximo ao Terminal de Onibus em campina  
Grande PB na Rua Manuel David Arruda e Tem Um Barzinho Que Quase Todo Dia  
Vai Uns Clientes com Uns carros Com Uns Som Que Emcomoda o bairro Todo e o  
Dono do Bar Não faz Nada e Já Teve Brigas com Um Vizinho e Do  Jeito Que  
Anda Vai Acaba em Morte Já Liguei varias veses Pro 190 mas a Atendente  
Falou Que Não Podia Manda Nenhuma Viatura Pois Eu Tinha Que Mim indentifica  
Ora Se eu Quisesse Ser Indentificado eu ia Até o Tal bar e Mandava Baixa  
Essa Porcaria de Som Mas a Policia Só Aparece Quando o cara Bate a Mão a  
Uma Arma e Mata Um Ai Tem Policia Espero Ser Atendido Esse Bar Fica Ao lado  
da Pet Shop e a Casa do Bolo e o Nome do Bar é BAR DO EVANDRO Muito  
conhecido

Atenciosamente,"

14 comentários:

  1. Olá! Sou morador no bairro do Sandra Cavalcante e, de vez em quando, ocorre festa no clube bnb que perturba a vizinhança com som muito alto por toda a noite. Pergunta: como proceder nesse caso?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica em Campina Grande?
      Deve ser acionado a Sudema para marcarem de realizar inspeção no local e saber se eles possuem alvará de funcionamento para utilizar o som e se existe algum tipo de proteção no local para não incomodar os vizinhos.
      Superintendência de Administração do Meio Ambiente - SUDEMA
      Av. Monsenhor Walfredo Leal, 181 - Tambiá - João Pessoa-PB
      CEP 58.020-540 - CGC 08.329.849/0001-15
      emails: sudema@sudema.pb.gov.br / sudema.paraiba@gmail.com
      SUDEMA - Núcleo Regional de Campina Grande
      Av. Rio Branco, 89 - Centro - Campina Grande-PB - CEP 58.400-058
      Telefones: (83) 3310-6777 / 3310-6778

      Pode fazer a sua denuncia para eles via e-mail.

      Excluir
  2. aqui em sitio grotão proxino a são jose da mata tem um som muito alto ir tem um senhor entre a vida ea a norte ! esta encomodando muito por favo ajude

    ResponderExcluir
  3. Amigo veja o jornal correio da paraiba de hje e observe a materia sobre a sudema. . .é uma vergonha!!!! Se puder publique uma materia baseada no texto do jornal... agradeço.!

    ResponderExcluir
  4. Eles não atendem pra que o numero?

    ResponderExcluir
  5. Atendam sudema!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. nem policia e enme sudema para que disponibilizam um numero???????????????????????? se quando precisamos é a noite para reclamar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. campina é uma cidade desmoralizada, isso é uma piada, para que vcs tem telefone, o governador ta cagando para CG

      Excluir
  7. Autoridades fracas, resultado bangunça, som alto e falta de respeito com o cidadão de bem.

    ResponderExcluir
  8. É uma vergonha. Já liguei para a Sudema e PM. Nada resolvido, Marcelo Delivery instalou o restaurante na nossa rua. Mais ela não respeita os vizinhos a noite o som é muito alto.

    ResponderExcluir
  9. Ei galera, consegui o numero da secretaria do meio ambiente, onde podemos fazer essas denuncias referente a som alto em campina grande e região: (83) 3341-0600

    ResponderExcluir
  10. isso é uma vergonha, de nada serve esse numero ninguem atende !!

    ResponderExcluir
  11. Telefones só chamam e atender que é bom nada!!!

    ResponderExcluir
  12. aqui em lagoa seca n e diferente n vizinhos incomoda carro de som incomoda e se a gente reclamar fazem pirraça na delegacia qnd vamos denunciar pedem testemunhas e documentos nos tempos de hj o que se arruma e briga se damos a cara aea policia ainda pede td isso me polpe

    ResponderExcluir

Ao enviar sua denúncia especifique a sua cidade e Estado e conte detalhes do crime, caso contrário não podemos ajudar.

As denúncias não são publicadas, só os comentários sem denúncias.