terça-feira, 24 de março de 2015

Você sabe como bloquear ou recuperar o seu Smartphone?

O que muita gente não sabe é que os aparelhos possuem um código contra furtos e roubos, que nada mais é que uma identificação internacional de celulares. Cada aparelho tem seu código, conhecido como IMEI (International Mobile Equipment Identity), ou Identificação Internacional de Equipamento Móvel, em tradução livre. O IMEI pode ser facilmente encontrado sob a bateria de seu aparelho, na nota fiscal, na etiqueta da caixa do produto e até mesmo no próprio smartphone, na tela.

Mas, quer saber uma maneira muito mais fácil de encontrar o IMEI de seu telefone para anotá-lo em um local seguro?
 Basta digitar *#06# (pelo teclado numérico, como se fosse fazer uma ligação) e pronto. O número que aparecerá na tela corresponde ao IMEI de seu aparelho. Esse comando funciona em qualquer aparelho atual.

 IMEI, a Polícia e a operadora

Agora que você já conhece o IMEI, saberá para que ele serve em caso de perda ou roubo de seu aparelho. Ao bloquear o IMEI, você simplesmente bloqueia o uso do celular. E para fazer isso, é necessário registrar a ocorrência na Polícia Civil e entrar em contato com a sua operadora. Portanto, se você tem a caixa ou a nota fiscal de seu aparelho, corra até ela e anote o IMEI. Se você não foi assaltado, seja prevenido e anote-o ou guarde-o em um local seguro; nunca se sabe o que pode acontecer amanhã.

Boletim de Ocorrência (B.O.)

Para provar que seu aparelho foi roubado e não está mais aos seus cuidados se acaso qualquer prática ilícita for realizada com ele, é altamente recomendado registrar a queixa do roubo, furto ou perda na Polícia Civil.

De posse desse documento, o próximo passo é entrar em contato com a operadora. Se o seu aparelho foi apenas furtado, você ainda pode realizar o registro da queixa pela internet, diretamente pelo site da Secretaria de Estado da Segurança Pública de seu estado ou região. Para cada estado, o endereço do site é diferente.

Informando a operadora

Ao entrar em contato com sua operadora para informar a perda ou roubo do aparelho, esteja com o IMEI e o B.O. em mãos. Solicite ao atendente o bloqueio imediato deste IMEI e também do chip com seu número. É importante ter o B.O. em mãos, pois as operadoras precisam deste documento para efetuar o bloqueio.

Ao tentar utilizar o celular, o infrator apenas encontrará uma mensagem de "aparelho bloqueado", sem ter acesso a nenhum conteúdo do dispositivo. O aparelho se tornará inutilizável, e o prejuízo amenizado.

Ao adquirir um novo aparelho

Depois de ter registrado a ocorrência e cancelado o IMEI e o número do chip junto à operadora, é hora de adquirir um novo aparelho. Assim que você estiver com o celular novo em mãos, solicite à operadora (ou loja onde você comprou o telefone) o desbloqueio, para que você possa voltar a utilizar o número antigo sem problemas. 

nossa lei determina que o número pode ficar até 120 dias bloqueado antes de ser colocado novamente no rol de números disponíveis. Mas, se você conversar com o atendente de sua operadora, poderá conseguir um prazo melhor.

Ao realizar esse procedimento, você terá de fornecer alguns dados para efetuar o novo cadastro. Cada operadora trabalha com um método diferente, mas necessita de seus dados para verificar quem solicitou o bloqueio e quem deseja desbloquear a linha.

A importância do backup

Justamente por estarmos sujeitos a assaltos, furtos e esquecimentos é que devemos nos preocupar um pouco mais com nossos gadgets. Fazer o backup de seus dados no computador não é tão doloroso assim, e você ameniza ainda mais suas dores de cabeça ao ter seu telefone perdido ou roubado. 

Como Recuperar o Smartphone?
Caso você queira recuperar o seu celular, deve saber que não pode bloquear ele junto a operadora, mas para isso pense primeiro.
Você tinha a conta Gmail ativada no Smartphone que usa no caso Android?(É essencial)

O sistema de Backup está desativado? <ATIVE>
O sistema de Histórico de Localização desativado?<Clique aqui para ativar>
Seu gadget Galaxy Apps está desatualizado? <ATUALIZE>
Seu sistema do celular está desatualizado? <ATUALIZE>

Seu celular possui Sistema de GPS? <NÃO PRECISA FICAR LIGADO 24HS>
Seu celular possui senha para uso? ATIVE, mas não vale aquelas que esfrega o dedo na tela para desbloquear, aquilo só funciona contra retardados.

Com as dicas acima você pode rastrear o seu celular acessando as contas referentes por um Notebook ou PC de mesa, mas caso queira um aplicativo eficiente, recomendo o AndroidLost (é de graça!!) que se encontra na loja do Google Play, que pode ser baixado mesmo após o roubo do celular.

Após baixar o aplicativo, entre no site http://www.androidlost.com/ com sua conta Gmail, a mesma que está no celular, e utilize os comandos para conseguir saber qual é o novo chip que foi instalado no celular, para quem o bandido ligou, para quem mandou mensagens, tire foto do bandido ou ative remotamente o GPS do seu celular, ou apague a lista de contatos, esses são alguns dos comandos do aplicativo.

Caso você ainda esteja com seu celular, recomendo que faça um teste para ver se as funcionalidades lhe agradam e é compatível com o modelo de seu celular.

Retire o seu Facebook do celular, entrando em um computador e trocando de senha da sua conta, nesse momento o Facebook perguntará se deseja desconectar outros dispositivos. Diga SIM, serve para e-mails, Twitter e outras contas.

Matéria adaptada do CanalTech

colaboração FSB, Técnico em Informática, Graduando de Computação, Entusiasta por sistemas de segurança na Rede.

Deixe os dados do seu Celular roubado<AQUI>

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao enviar sua denúncia especifique a sua cidade e Estado e conte detalhes do crime, caso contrário não podemos ajudar.

As denúncias não são publicadas, só os comentários sem denúncias.