Ministério Público encontrou fortes indícios de irregularidades no concurso 2024 de Cubati/PB.

Imagem
O Ministério Público da Paraíba encontrou fortes indícios de irregularidades no concurso público de Cubati/PB. O órgão identificou pontuações suspeitas, favorecimento político, candidatos ligados a gestores e até possíveis fraudes em notas e títulos. Segundo o MP, as investigações mostram problemas em vários cargos: 🦷 Odontologia Candidatas nas primeiras posições teriam recebido pontuações incompatíveis com a experiência real apresentada. 🩺 Agentes Comunitários de Saúde Aprovados não residiam na área exigida por lei e alguns teriam vínculos diretos com a gestão municipal, levantando suspeita de favorecimento. 🏫 Educação Aprovadas ligadas a autoridades políticas aparecem no topo da lista, indicando possível interferência no resultado. 🚜 Outros cargos Há casos de aprovados que seriam cônjuges, filhos ou parentes de secretários e gestores, além de pessoas que já ocupavam cargos comissionados antes do concurso. ⚠️ O MP fala em: 🔥 Possível manipulação de notas 🔥 Favorecimento político...

Anvisa proíbe substância presente em gel para unhas.

As substâncias proibidas são o TPO [óxido de difenil (2,4,6-trimetilbenzol) fosfina] e o DMPT (N,N-dimetil-p-toluidina). Estudos internacionais feitos em animais mostraram que elas podem prejudicar a fertilidade e causar câncer, respectivamente.

Na Europa, desde o começo de setembro, o uso de TPO está proibido. Segundo os reguladores europeus, o produto é classificado como "cancerígeno, mutagênico ou tóxico para a reprodução".

Testes com essa substância trouxeram resultados preocupantes em relação à fertilidade de ratos. Pesquisas ainda em andamento associam o produto a problemas de fertilidade e a potenciais danos aos órgãos reprodutivos: os resultados indicaram infertilidade completa em ratos fêmeas e efeitos como redução do tamanho dos testículos e depleção de espermatozoides em machos.

O TPO é um produto químico utilizado nos esmaltes em gel. Ingrediente que reage à luz LED/UV para solidificar o gel, ele é usado em produtos para unhas artificiais em concentração de até 5% e oferece durabilidade e brilho ao resultado final.

É aplicado em produtos de uso profissional, que reagem com a luz para secar e criar uma camada que blinda a esmaltação.

⏩É importante reforçar que nem todos os esmaltes em gel contêm a substância. É o caso dos top coats, que muitas vezes usam a palavra "gel" em seus nomes comerciais.

⏩O TPO também é utilizado na indústria odontológica, como fotoiniciador em obturações e resinas dentárias. A substância pode estar presente em outros cosméticos, como maquiagens (batons, gloss e colas para cílios, por exemplo). Também é aplicado na indústria na composição de tintas, vernizes, adesivos, selantes, preenchedores e plastificantes. A proibição da Anvisa se aplica apenas a produtos cosméticos.

Já o DMPT está relacionado ao risco de câncer. "Nos procedimentos de secagem de unhas artificiais ou esmaltação em gel, que utilizam luz ultravioleta (UV) ou LED para o endurecimento do produto, pode ocorrer a liberação de vapores tóxicos", diz Sandra Sousa, presidente do Conselho Regional de Química da 18ª Região/Piauí. Segundo ela, quando esses vapores são inalados ou absorvidos pela pele, podem causar danos ao DNA das células .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Justiça mantem prisão de homem que matou mulher em Gramame na Paraíba

Links de contato

Ministério Público encontrou fortes indícios de irregularidades no concurso 2024 de Cubati/PB.