🚨 Acidente com vítima fatal em Lagoa Seca/PB

Imagem
Na manhã desta segunda-feira (3), um trágico acidente foi registrado na zona rural de Lagoa Seca. O agricultor Gilliard, de 42 anos, perdeu o controle da motocicleta que conduzia na estrada vicinal do Sítio Combe e acabou colidindo com uma árvore. Infelizmente, ele não resistiu aos ferimentos. Equipes da Polícia Civil, Militar e do IPC estiveram no local realizando os procedimentos de perícia. Segundo informações, a vítima não utilizava capacete no momento do acidente. 📍 Informações em apuração #LagoaSeca #Acidente #PolíciaCivil #NotíciaPB #GiroNaParaíba #TrânsitoPB

Anvisa proíbe substância presente em gel para unhas.

As substâncias proibidas são o TPO [óxido de difenil (2,4,6-trimetilbenzol) fosfina] e o DMPT (N,N-dimetil-p-toluidina). Estudos internacionais feitos em animais mostraram que elas podem prejudicar a fertilidade e causar câncer, respectivamente.

Na Europa, desde o começo de setembro, o uso de TPO está proibido. Segundo os reguladores europeus, o produto é classificado como "cancerígeno, mutagênico ou tóxico para a reprodução".

Testes com essa substância trouxeram resultados preocupantes em relação à fertilidade de ratos. Pesquisas ainda em andamento associam o produto a problemas de fertilidade e a potenciais danos aos órgãos reprodutivos: os resultados indicaram infertilidade completa em ratos fêmeas e efeitos como redução do tamanho dos testículos e depleção de espermatozoides em machos.

O TPO é um produto químico utilizado nos esmaltes em gel. Ingrediente que reage à luz LED/UV para solidificar o gel, ele é usado em produtos para unhas artificiais em concentração de até 5% e oferece durabilidade e brilho ao resultado final.

É aplicado em produtos de uso profissional, que reagem com a luz para secar e criar uma camada que blinda a esmaltação.

⏩É importante reforçar que nem todos os esmaltes em gel contêm a substância. É o caso dos top coats, que muitas vezes usam a palavra "gel" em seus nomes comerciais.

⏩O TPO também é utilizado na indústria odontológica, como fotoiniciador em obturações e resinas dentárias. A substância pode estar presente em outros cosméticos, como maquiagens (batons, gloss e colas para cílios, por exemplo). Também é aplicado na indústria na composição de tintas, vernizes, adesivos, selantes, preenchedores e plastificantes. A proibição da Anvisa se aplica apenas a produtos cosméticos.

Já o DMPT está relacionado ao risco de câncer. "Nos procedimentos de secagem de unhas artificiais ou esmaltação em gel, que utilizam luz ultravioleta (UV) ou LED para o endurecimento do produto, pode ocorrer a liberação de vapores tóxicos", diz Sandra Sousa, presidente do Conselho Regional de Química da 18ª Região/Piauí. Segundo ela, quando esses vapores são inalados ou absorvidos pela pele, podem causar danos ao DNA das células .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Justiça mantem prisão de homem que matou mulher em Gramame na Paraíba

Links de contato

Secretário de Transporte é o principal suspeito do crime em Jacaraú/PB